domingo, 20 de março de 2011

21 de março

2009 - A montagem do Kibo na ISS

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/80/ISS_March_2009.jpg/220px-ISS_March_2009.jpg

Às 16:51 horas (de Greenwich) do dia 21 de março de 2009, os astronautas Stevem R. Swanson (Syracuse, New York, 1960) e Joseph M. Acaba (Inglewood, California, 1967) realizaram um trabalho externo na International Space Station (ISS) que durou 6 horas e 30 minutos. Eles trabalharam principalmente na instalação do laboratório de navegação orbital japonês Kibo.


1999 - A volta ao mundo de balão, sem escalas


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/d/d7/Breitling_Orbiter_Path_Chart.jpg
Amplie esta imagem em http://en.wikipedia.org/wiki/File:Breitling_Orbiter_Path_Chart.jpg

Há dez anos atrás, em 21 de março de 1999, depois de 19 dias, 21 horas e 47 minutos no ar,
o balão de Betrand Piccard e Brian Jones aterrisou no deserto Egípcio, completando a
primeira circunavegação da Terra em balão sem escalas.

Nos tanques de gas propano líquido, o combustível que havia sido queimado para manter o
balão suspenso durante a viagem, sobravam somente 40 kg das 3,7 toneladas com que o Breitling Orbiter 3
partira de Château d'Oex. Percebendo que a falta de combustível poderia
ter
condenado a aventura, Bertrand Piccard prometeu a si mesmo repetir a circunavegação
da Terra, mas sem usar combustível ou emitir poluentes. A partir desta promessa nasceu o projeto do avião movido a energia solar, o Solar Impulse (http://www.solarimpulse.com/)

http://www.solarimpulse.com/upload/news/images/news_thumb_58.jpghttp://www.solarimpulse.com/upload/news/images/news_thumb_61.jpg
Piccard e Brian Jones, a cápsula pressurizada e o balão em vôo.

Esta viagem de balão ao redor do mundo, um verdadeiro "sonho de Julio Verne", a última grande aventura do século 20, foi iniciada na década de 1980, alinhando uma dúzia de adversários, incluindo Richard Branson, Steve Fossett e Bertrand Piccard. No total, foram feitas 21 tentativas de circunavegar o globo sem tocar o chão, um desafio que os especialistas em aeronáutica consideravam impossível. Bertrand e Brian mostraram que eles estavam errados.
O vôo
, que quebrou sete recordes mundiais, continua a ser o mais longo na distância efetiva (45,633 km) e duração (19 dias, 21 horas e 47 minutos) em toda a história da aviação.


Bertrand Piccard reflete sobre o significado da vitória: "Na época, a circunavegação era um fim em si mesmo. Foi simplesmente um meio de ir adiante, um passo que me permite me comprometer de forma mais ativa com as acções humanitárias e do ambiente. O resultado é o Solar Impulse, projeto de aeronave solar, e a luta pela fundação Ventos da Esperança (Winds of Hope foundation), que é ajudar as crianças".


1969 - Filatelia

http://www.collectiblestampsgallery.com/prodimages/Space%20SP64lg.jpg
http://www.collectiblestampsgallery.com/ - http://www.collectiblestamps.com/proddetail,asp?prod=SP54

Esta série de dois selos, mais um rótulo central, foi emitida pela Hungria em 21 de marco de 1969, para comemorar o primeiro time de voos da nave russa Soyuz 4 e 5 (16 de janeiro de 1969).


1913 - Guillermo Haro

http://www.inaoep.mx/~astrofi/cananea/norte.gif
Cúpula do Observatório Guillermo Haro, Sonora, México

No dia 21 de março de 1913 nasceu, na Cidade do México, Guillermo Haro Barraza. Um filósofo por formação, mas um stargazer no coração, Guillermo Haro tornou-se o astrónomo mais proeminentes do México no Século 20.

Ele
fez pesquisas em estrelas flare (estrelas variáveis ​​que brevemente e de forma imprevisível apresentam aumento da luminosidade), faint blue stars, objetos como estrelas que emitem ondas de rádio e uma miríade de radiações ultravioleta, galáxias azuis (agrupamentos de estrelas distantes jovens) e nebulosas planetárias (estrelas mais velhas que brilhar mais intensamente após o derramamento suas camadas exteriores gasosas). Haro e George Herbig, trabalhando independentemente, descobriram aqueles que agora são chamados de objetos Herbig-Haro, a pequena nebulosa brilhante formada quando o material descartado em alta velocidade a partir de uma nova estrela "colide" com o meio interestelar. Seu nome foi dado ao Observatório Guillermo Haro perto de Cananea, México. Sua esposa foi a jornalista Elena Poniatowska.



1892 - Annibale de Gasparis

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/aa/Annibale_De_Gasparis.gif

http://www.na.astro.it/oacweb/oacweb_images/titolo_intesta_2x2.jpg

Annibale de Gasparis nasceu em Brugnara a 9 de abril de 1819 e morreu em Nápoles em 21 de março de 1892. Matemático e astrônomo, foi professor de Astronomia de 1864 a 1889. Seu nome é um dos mais importantes da astronomia do século 19, pois ele foi responsável pela descoberta de nove asteróides num século em que foram descobertos menos de 500 em toda a Terra. Annibale de Gasparis não dispunha dos grandes recursos técnicos que estavam à disposição dos astrônomos de centros como Paris, Hamburgo ou Londres.

20 de março

2010 - Sidewalk Astronomers: "One people, one sky"

http://www.sidewalkastronomers.us/sitebuildercontent/sitebuilderpictures/webassets/.pond/ISAN2010button.jpg.w300h417.jpg
http://www.sidewalkastronomers.us

Um só céu, um só povo. Em 20 de março de 2010 a organização Sidewalkers Astronomers, um serviço público de astrônomos amadores fundado nos Estados Unidos, promoveu a quarta edição da International Sidewalk Astronomy Night, um evento em que telescópios são levados para as ruas e colocados ao alcance das pessoas, além de palestras, debates e toda e qualquer atividade que contemple a astronomia e a divulgação do conhecimento sobre o Universo em que vivemos, com ênfase para a preservação do nosso planeta.

Fundamentados em um grande amor pelo planeta Terra, os "sidewalkers astronomers" pregam que "somos todos um só povo de um pequeno planeta e todos nós precisamos trabalhar juntos para enriquecer esta pequena parte especial do Universo".


No Brasil os núcleos de "sidewalkers" são estes:

http://www.cce.ufes.br/goa/topo.jpg
Marcio Malacarne, estado do Espírito Santo. http://www.cce.ufes.br/goa/


GEA - GRUPO DE ESTUDOS DE ASTRONOMIA (Floripa)
http://www.ssw.th.com.br/gea/eclipse21062001/eclipse6.jpg
Alfredo Martins, estado de Santa Catarina http://www.gea.org.br/index.html

http://nevoeiro.org/wp-content/uploads/2009/01/logo_nevoeiro-small.jpg http://quanta-gaia.org/dobson/graphics/sidewalk.gif
Reginaldo Gil Nazar, estado do Paraná http://www.nevoeiro.org

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWJ-ilDx83P9TK_sCMz-rSrvQuheFCDhJ23s2uEsE0pn5ZM9xVWJKxQoXWWVYQm_62sWH5YyLDITBhWMrglRqNb8CoGTQutrLIJYCJZ_5yeI-8Mq8lqN0SSk_gLF1eSYktlJwDl4zVmd8q/s1600-r/logo+geast+3.jpg
Manuel Ricardo J. Costa, estado do Maranhão http://www.geast-uema.blogspot.com/

http://www.astrocasp.com/_/rsrc/1268957493183/capanova-custom-size-600-240.jpg?height=230&width=600
Antonio Carlos de Silva, estado de São Paulo

http://farm5.static.flickr.com/4131/4988371980_520ecc1d65_m.jpg
Marcelo de Oliveira Souza, estado do Rio de Janeiro


*

http://www.starlab.com/Digital_panel_b.jpghttp://www.sidewalkastronomers.us/sitebuildercontent/sitebuilderpictures/small.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/_IbgZA7kKJzk/TX1t-Ih0GUI/AAAAAAAAAlE/gYtf_0bZ7ho/s800/Farol2011-14.jpghttp://www.starrynight.com.au/images/index_starlabs%20around%20the%20world.gifhttp://www.gea.org.br/isumogifastro16.gifhttp://astroclub.org.ru/rus/banners/banner1.jpg