sábado, 9 de abril de 2011

12 de abril


2006 - Sea Launch


http://www.sea-launch.com/images/for_gallery/s3c13h_507.jpg

No dia 12 de abril de 2006 o sistema Sea Launch de lançamento de satélites a partir de uma plataforma flutuante realizou seu 20º lançamento. Foi colocado em órbita o satélite japones de comunicação JCSAT-9, com massa de 4,4 mil kg. O sistema Sea Launch atingiu a excelente performance de 19 sucessos em 20 lançamentos.


Este é o release do Media service Boeing, que é uma das associadas do Sea Launch:

Sea Launch Successfully Delivers JCSAT-9 to Orbit
http://www.boeing.com/news/releases/2006/q2/060412d_nr.html

LONG BEACH, Calif., April 12, 2006 -- Sea Launch Company today successfully delivered the JCSAT-9 communications satellite to geosynchronous transfer orbit (GTO). Early data indicate the spacecraft is accurately positioned and in excellent condition.

A Zenit-3SL vehicle lifted off at 4:30pm PDT (23:30 GMT), from the Odyssey Launch Platform, at 154 degrees West Longitude in the equatorial Pacific. All systems performed nominally throughout flight. The Block DM upper stage inserted the 4401 kg (9703 lbs) JCSAT-9 satellite to GTO, on its way to a final orbital position of 132 degrees East Longitude. A ground station in Uralla, Australia, acquired the first signal from the satellite.

Built by Lockheed Martin Commercial Space Systems (LMCSS), the high-power hybrid A2100AX spacecraft carries C-band, Ku-band and S-band transponders and is designed for a minimum mission life of 12 years on orbit. JCSAT-9 joins nine other JSAT spacecraft currently in orbit, covering North America, Hawaii, Asia and Oceania with communications and broadcasting services for corporate and inter-company networks as well as international telecommunications services.

Following acquisition of the spacecraft's signal, Rob Peckham, interim president and general manager of Sea Launch, congratulated JSAT and Lockheed Martin. "This is our second JSAT mission and our second consecutive launch of a Lockheed Martin satellite," Peckham said. "We're delighted to have achieved another successful launch on behalf of both companies, and we look forward to future opportunities to contribute to your success. I also want to take this opportunity to thank our partners and contractors and the entire Sea Launch team for executing another outstanding Sea Launch mission."


1633 - O Santo Ofício volta a perseguir Galileu

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQyRYLEyjzRJJekrZd8r8Ew70ucYOwui2Wk4vr0LWIROZB-DIiw

No dia 12 de abril de 1633 Galileu Galilei (1564-1642) foi intimado a depor no Santo Ofício. Iniciava-se o segundo processo da Igreja contra ele
e contra a realidade do Sistema Solar. O primeiro processo fora em 1616, no qual ele, Galileu, não fora diretamente condenado mas seu livro incluido no "índex", banindo-se o modelo copernicano e proibindo-o de propagar idéias.

Três teólogos catedráticos atestaram, em 17 de abril, que seu "Diálogo" defendia o copernicanismo. Este era a acusação. Já não se estava mais discutindo se era a Terra ou o Sol que estava no centro do Sistema Solar pois isto o Santo Ofício já decidira: era a Terra. Galileu estava preso na arapuca de uma concepção de direito corrompida, sob os riscos de uma prática jurídica obscenamente viciada. A ameaça da fogueira da Inquisição era real. Galileu fora proibido, no processo de 1616, de propagar as ideias de Copérnico. Isto ele desobedecera. O terror deflagrado pelo Santo Ofício mostrava que se ele negasse ter seguido e propagado o modelo de Copérnico, seria condenado por falso testemunho, e se admitisse acreditar que a Terra gira em torno do Sol, seria condenado por desrespeitar as determinações da Santa Igreja.

Foi isso que a Igreja fez a um homem de 69 anos.

Galileu ficou detido pelo Santo Ofício desde o dia 12 até o dia 30 de abril. Era-lhe permitido passear, mas sem sair da área de detenção, e ele só teve o que comer graças à atenção do Grande Duque de Toscana, cujo embaixador trabalhou diuturnamente procurando garantir que fossem respeitados seus direitos mais fundamentais. Embora não tenha sido exatamente importunado pelo resto de seus dias, quando morreu, dalí a nove anos, permanecia na condição de preso domiciliar.


12 de abril de 1981 - STS 1. Lançamento Colúmbia.

12 de abril de 1990 - http://www.collectiblestampsgallery.com/proddetail.asp?prod=SP94

12 de abril de 1974 - Voskhod 11A57 - Failure

12 de abril de 1961 - http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_spaceflight-related_accidents_and_incidents

12 de abril de 1903 - largest parcial lunar eclipse

12 de abril de 1849 - 10 Higia

12 abril 1633 - http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/artigo467.shtml




11 de abril

2010 - Rotina na ISS

No interior da International Space Station, Richard Mastrachio brinca com uma bolha de água formada no ar, na microgravidade:

http://www.spaceflight.nasa.gov/gallery/images/shuttle/sts-131/lores/s131e009299.jpg

Os astronautas Richard Mastrachio e Clayton Anderson, da missão STS 131, iniciaram, às 5:20 do dia 11 de abril de 2010, uma atividade extra-veicular (EVA, de "extra-vehicular activity") de instalação de um tanque de amônia, que durou 7 horas e 26 minutos, a segunda maior EVA da história da ISS. (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_ISS_spacewalks)

2006 - Venus express chega a Venus

http://www.esa.int/MiniSites/header_venus.jpg


http://www.esa.int/images/VenusExpressseq18_L.jpg



1970 - Não há dia sem problemas

Durante o lançamento da Apollo 13, no dia 11 de abril de 1070,
Prematuro de desligamento do motor: Durante o lançamento da Apollo 13, a segunda fase do foguete Saturno V sofreu um desligamento prematuro em um dos seus cinco motores. O motor de centro fechou dois minutos mais cedo. Os motores restantes da segunda e terceira fases foram queimados um total de 34 segundos a mais, sobrealimentados pelo combustível não aproveitado pelo motor que desligou. Posteriormente, foi determinado que o desligamento foi causado por vibrações do foguete.

http://news.google.com/newspapers?id=dKxVAAAAIBAJ&sjid=POEDAAAAIBAJ&pg=5882,2397166

http://news.google.com/newspapers?id=8NQnAAAAIBAJ&sjid=vJADAAAAIBAJ&pg=5952,2859197

http://news.google.com/newspapers?id=rRZJAAAAIBAJ&sjid=doMMAAAAIBAJ&pg=695,4976223

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_spaceflight-related_accidents_and_incidents


1956 - Puschino Radioastronomical Observatory

http://xaxor.com/images/1221/7.jpg

O Puschino Radioastronomical Observatório é a mais antiga instituição científica da Rússia, envolvida na investigação radioastronomica. Foi criado em 11 abril de 1956, no tempo áureo da União Soviética, quando as autoridades deram permissão para a construção da instituição e consertar um rádio telescópio na sua área.

Atualmente, existem 2,5 telescópios de rádio (uma delas com os seus eixos Leste-Oeste de trabalho) que operam no observatório: RT-22 FIAN, DKR-1000 e BSA FIAN. Na imagem acima, um telescópio experimental.


http://www.scholarpedia.org/wiki/images/thumb/8/8b/DKR-Hiakutake-NY.jpg/413px-DKR-Hiakutake-NY.jpg
A Astrometria Relativística utiliza as técnicas de astronomia óptica e rádio para medir a posição exata de objetos astronômicos no céu. As posições de quasares, quando medidas por interferometria de base longa, são superiores aos realizados por métodos óticos, e eles formam o International Celestial Reference Frame (ICRF). Crédito da imagem acima para Dr. Alexander Rodin, Puschino Rádio Observatório Astronómico, Rússia.



10 de abril

2007 - Sondagem Dawn, jornada aos asteróides

http://www.nasa.gov/images/content/174043main_dawn-concept-200.jpg
Credito: NASA

A nave espacial Dawn chegou à Astrotech Operações Espaciais em Titusville, na Flórida, às 9 horas do dia 10 de abril de 2007. A missão ao Cinturão de Asteróides entrou, então, na fase final de preparação para o lançamento, cujo período abriria em 30 de junho daquele ano.

"A Dawn só tem mais duas viagens para fazer" disse Keyur Patel, gerente de projeto do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia. "Uma delas será em meados de junho, quando ela fará a viagem de 15 milhas a partir da instalação de processamento até a plataforma de lançamento e a segunda será quando a Dawn subir e começar sua odisséia de oito anos e 3,2 bilhões de milhas até o coração do Cinturão de Asteróides".

A Dawn foi lançada em 27 de setembro de 2007. Já fez uma passagem por Marte e deverá chegar ao asteróide Vesta em 2015.

http://www.nasa.gov/mission_pages/dawn/news/dawn-20070410.html

2000 - Filatelia

Membros do Telescópio Espacial Hubble Images.United, 2000Strip de 5 Selos
http://www.collectiblestampsgallery.com/proddetail.asp?prod=SP35a

Os cinco modelos de selo nesta faixa são baseados em imagens captadas pelo Telescópio Espacial Hubble. As cinco imagens do espaço são a Nebulosa Lagoa, Nebulosa do Ovo, Galáxia NGC 1316, Nebulosa da Águia e Nebulosa do Anel. Há um texto no verso de cada selo descrevendo o tema do selo. Este conjunto de selo foi lançado pelo United States Postal Service em 10 de abril de 2000.

1813 - Joseph Louis Lagrange

“A ciência da mecânica pode ser considerada como a geometria de um espaço com quatro dimensões – três coordenadas cartesianas e um coordenada-tempo, suficientes para localizar uma partícula móvel tanto no espaço quanto no tempo”.

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSdW_g_-FbjDPS_A4UmezdWHIiPTBGfu5nkdQWCJ6W540ke4xvR
http://www.fisica.ufpb.br/~romero/port/selos.htm

O matemático italiano Joseph Louis Lagrange nasceu em Turin no dia 25 de janeiro de 1736 e morreu em Paris no dia 10 de abril de 1813. O pai era contabilista, o avô materno, físico. Lagrange foi contemporâneo da terceira geração de astrônomos da era do telescópio, como Wilhelm Herschel, Heinrich Olbers e Giuseppe Piazzi. Ele viu a astrômia descobrir o planeta Urano e os quatro primeiros e maiores asteróides. Não era apenas matemático, tinha convicções matemáticas. Entre suas conclusões, está aquela que previu a existência de asteróides da classe Troianos, que orbitam o Sol na mesma órbita de planetas como Júpiter e Urano, e que só começaram a ser descobertos no início do século 20, quase sem anos após a sua morte.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f3/InnerSolarSystem-en.png
Os grupos de asteróides "Trojans" e "Greeks" ocupam pontos chamados Pontos de Lagrange


http://thepirata.com/wp-content/uploads/2008/11/funny_answers1.jpg