sábado, 9 de abril de 2011

10 de abril

2007 - Sondagem Dawn, jornada aos asteróides

http://www.nasa.gov/images/content/174043main_dawn-concept-200.jpg
Credito: NASA

A nave espacial Dawn chegou à Astrotech Operações Espaciais em Titusville, na Flórida, às 9 horas do dia 10 de abril de 2007. A missão ao Cinturão de Asteróides entrou, então, na fase final de preparação para o lançamento, cujo período abriria em 30 de junho daquele ano.

"A Dawn só tem mais duas viagens para fazer" disse Keyur Patel, gerente de projeto do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia. "Uma delas será em meados de junho, quando ela fará a viagem de 15 milhas a partir da instalação de processamento até a plataforma de lançamento e a segunda será quando a Dawn subir e começar sua odisséia de oito anos e 3,2 bilhões de milhas até o coração do Cinturão de Asteróides".

A Dawn foi lançada em 27 de setembro de 2007. Já fez uma passagem por Marte e deverá chegar ao asteróide Vesta em 2015.

http://www.nasa.gov/mission_pages/dawn/news/dawn-20070410.html

2000 - Filatelia

Membros do Telescópio Espacial Hubble Images.United, 2000Strip de 5 Selos
http://www.collectiblestampsgallery.com/proddetail.asp?prod=SP35a

Os cinco modelos de selo nesta faixa são baseados em imagens captadas pelo Telescópio Espacial Hubble. As cinco imagens do espaço são a Nebulosa Lagoa, Nebulosa do Ovo, Galáxia NGC 1316, Nebulosa da Águia e Nebulosa do Anel. Há um texto no verso de cada selo descrevendo o tema do selo. Este conjunto de selo foi lançado pelo United States Postal Service em 10 de abril de 2000.

1813 - Joseph Louis Lagrange

“A ciência da mecânica pode ser considerada como a geometria de um espaço com quatro dimensões – três coordenadas cartesianas e um coordenada-tempo, suficientes para localizar uma partícula móvel tanto no espaço quanto no tempo”.

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSdW_g_-FbjDPS_A4UmezdWHIiPTBGfu5nkdQWCJ6W540ke4xvR
http://www.fisica.ufpb.br/~romero/port/selos.htm

O matemático italiano Joseph Louis Lagrange nasceu em Turin no dia 25 de janeiro de 1736 e morreu em Paris no dia 10 de abril de 1813. O pai era contabilista, o avô materno, físico. Lagrange foi contemporâneo da terceira geração de astrônomos da era do telescópio, como Wilhelm Herschel, Heinrich Olbers e Giuseppe Piazzi. Ele viu a astrômia descobrir o planeta Urano e os quatro primeiros e maiores asteróides. Não era apenas matemático, tinha convicções matemáticas. Entre suas conclusões, está aquela que previu a existência de asteróides da classe Troianos, que orbitam o Sol na mesma órbita de planetas como Júpiter e Urano, e que só começaram a ser descobertos no início do século 20, quase sem anos após a sua morte.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f3/InnerSolarSystem-en.png
Os grupos de asteróides "Trojans" e "Greeks" ocupam pontos chamados Pontos de Lagrange


http://thepirata.com/wp-content/uploads/2008/11/funny_answers1.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário