quinta-feira, 7 de abril de 2011

9 de abril

2010 - Rotina de trabalho na ISS



http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/60/ISSFinalConfigEnd2006.jpg/250px-ISSFinalConfigEnd2006.jpg
A ISS vista de estibordo da prôa

Às 5:31 do dia 9 de abril de 2010 os astronautas Richard Mastrachio e Clayton Anderson iniciaram uma atividade extra-veicular (EVA) na Estação Espacial Internacional, que teve a duração de 6 horas e 27 minutos. Eles retiraram um novo tanque de amônia do porão cargueiro do ônibus espacial, conectaram o tanque provisoriamente na ISS e desconectaram o tanque velho da armação (truss) S1. Recolheram uma experiência externa com sementes do laboratório japonês Kibo e subsituiram um giroscópio estragado na armação SO. Consertaram também uma aba de janela do módulo Harmonia e retiraram uns parafusos que haviam restado de uma mangueira que já era mais usada.

Abril 2005 - A revista que lançou Isaac Asimov

Nos primeiros anos do século 20, a revista Analog lançou os primeiros textos de um rapaz filho de imigrantes que era fascinado por bioquímica e ciência. O rapaz era Isaac Asimov, um dos maiores autores de temas científicos de todos os tempos. Já estamos em outro século, mas a revista não perdeu a qualidade. Esta é a capa da edição de abril de 2005:

http://www.sfcovers.net/Magazines/ASF/ASF_0898.jpg
http://www.analogsf.com/2011_05/index.shtml

http://www.analogsf.com/images/ereader-analog.gif



1997 - ESO, antevendo as possibilidades do VLT

http://www.eso.org/public/archives/images/newsfeature/eso9708a.jpg
http://www.eso.org/public/news/eso9708/

Discos de gás e poeira circunestelar desempenham um papel crucial na formação de estrelas e planetas. Até agora, imagens de alta resolução de tais discos em torno de estrelas jovens na nebulosa de Orion obtidos com o Telescópio Espacial Hubble (HST), constituiam a prova mais directa da sua existência. Agora, um outro disco circunestelar foi detectado ao redor de uma estrela da Nebulosa da Lagoa - também conhecida como Messier 8 (M8), um complexo gigante de gás e poeira interestelar, com muitas estrelas jovens na constelação de Sagitário e quatro vezes mais distante do que a Nebulosa de Órion. As observações foram realizadas por uma equipe internacional de cientistas liderada por Bringfried Stecklum (Thüringer Landessternwarte, Tautenburg, Alemanha) que usaram telescópios do ESO no observatório de La Silla e também observações a partir do arquivo do Hubble. Estes novos resultados estão pavimentando a estrada para os programas de pesquisa sobre formação de estrelas que se tornará possível com o ESO Very Large Telescope.


1861 - Asteróide 66 Maia

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c9/HPtuttle-old.jpg/220px-HPtuttle-old.jpg
Horace Tuttle (1839-1923)

A segunda geração de astrônomos descobridores de asteróides estava em plena atividade. Em 9 de abril de 1861, Horace Tuttle descobriu o 66º, um astro com 72 kms de diâmetro, orbitando o Sol a uma distância aproximada de 2,2 unidades astronômicas.

http://images8.cpcache.com/product/327201328v11_240x240_Front.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário