segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Calisto , Amélia e o JEC

São Luís , 4 de novembro de 2014 , 23:45 hs.........naquele exato momento , após jogar como se estivesse na Arena Joinville , o Joinville Esporte Clube , o popular JEC , derrotava o Sampaio Corrêa local por 2 a 1 e  retornava à primeira divisão do Campeonato Brasileiro depois de quase 30 longos anos !( a última participação havia sido em 1987 , quando o campeonato foi dividido em grupo dos grandes , ou MÓDULO VERDE , e grupo dos pequenos , ou MÓDULO AMARELO ) . Além da imensa alegria pelo retorno do JEC ao convívio dos grandes  , na cabeça dos torcedores mais velhos com certeza naquela instante passou um filme na cabeça ..........Surgido em 1976 , como fruto da fusão entre dois clubes tradicionais mas que já não tinham mais condições de se manter na futebol profissional - América e Caxias - para surpresa e alegria geral , naquele mesmo ano o JEC conquistava seu primeiro título estadual , derrotando o hoje extinto Juventus de Rio do Sul na grande final . Pouco tempo depois , em 1978 , teria início uma fantástica sequência de 8 títulos estaduais consecutivos , que só terminou em 11 de dezembro de 1985 , quando o JEC derrotou , de maneira categórica  , o Avaí por 2 a 0 . Em 1987 viria aquele que foi o título que encerrou a fase de ouro do JEC...... com uma atuação de gala , especialmente do jogador NARDELA , o JEC derrotava o arqui rival Criciúma por 2 a 0 , em pleno estádio Heriberto Hulse . Após longo período sem títulos , numa chuvosa tarde de 18 de junho de 2000 no estádio Ernestão , o JEC derrotava o Marcílio Dias de Itajaí por 2 a 1 na grande final , com um gol e em um momento em que o adversário jogava melhor e estava muito próximo do gol que lhe daria o título . Em 2001 veio o bicampeonato , com oura vitória categórica sobre o Criciúma por 2 a 0 e de novo no Heriberto Hulse . Os bons tempos pareciam ter voltado , apenas pareciam.......

 Derrotas vergonhosas para adversários inexpressivos , derrotas traumáticas em jogos importantes e decisões , péssimas administrações , times medíocres , dois anos sem disputar qualquer competição nacional ( 2008 e 2009 ) , rebaixamentos e até mesmo  uma vergonhosa tentativa de compra de vaga na série C de 2008 pelo então prefeito MARCO TEBALDI ............Essa foi a triste rotina do JEC  a partir de 2002 e a decadência e o apequenamento pareciam inevitáveis . O reerguimento do JEC começou de maneira discreta no fim de 2009 , coma conquista da pouco expressiva Copa Santa Catarina , o que lhe valeu a vaga na série D do Campeonato Brasileiro de 2010 . O acesso à série C só veio graças à escalação irregular de um jogador do América de Manaus , adversário que o havia eliminado da competição e se havia alguma dívida , ela foi paga com juros e correção monetária na ensolarada tarde de 3 de dezembro de 2011  quando o JEC , para a imensa alegria e delírio de sua apaixonada torcida , conquistava o título da série C , derrotando o CRB alagoano por 4 a 0  na Arena Joinville . O JEC é tão identificado com a cidade , que até a década de 90 o seu hino era o mesmo  da cidade e talvez seja um dos únicos casos de mobilização popular da história de Joinville junto como Corpo de Bombeiros Voluntários e o Festival de Dança . A crônica de hoje é uma homenagem do escritor JURA ARRUDA neste retorno do JEC ao seleto grupo dos grandes clubes do futebol brasileiro . CONFIRA :

"Calisto e Amélia têm sorte no jogo e no amor , e ao mesmo tempo . Ele caxiense , ela americana , uniram-se em 1976 no matrimônio e na torcida . No sábado casaram-se na Igreja do Sagrado Coração de Jesus ; na terça-feira seguinte , aniversário da cidade , estavam na outra esquina , com ingressos na mão para a primeira partida do clube que uniria de vez seus corações .



O Ernestão (FOTO ABAIXO ) virou segunda casa . Deles e dos filhos .



 O neto , Reinaldo , que nasceu em 1999 , nunca torceu para um time de série A .....até então .

 É uma história de amor ! O casamento do joinvilense com o time uniu em matrimônio duradouro a cidade , de Norte ( América - ABAIXO , FOTO DO AMÉRICA DE 1973 )



a Sul ( Caxias - ABAIXO FOTO DO CAXIAS DE 1971  ) .



 O time que nasceu campeão , como diz seu hino e como conta a história , nasceu também com a maior torcida do Estado . Com vocações , portanto , para o jogo e para o amor . Um amor que sustentou o relacionamento,  mesmo nos tempos de crise .

 É preciso dizer também que a lua de mel entre torcida e Joinville Esporte Clube foia mais longa da história . Durou mais de dez anos , o time dava uma atrás da outra conquista para seus torcedores , num gozo espetacular de felicidade e orgulho . Eram também os tempos de série A , o time encarava de igual para igual , ou com superioridade , times poderosos como São Paulo , Flamengo , Santos ( ABAIXO , VITÓRIA DE 2 A 0 SOBRE O SANTOS , EM ABRIL DE 1980 )



 e Corinthians . Eram tempos de Paulo Egídio , Geraldo Pereira , Adilço , Alfinete , João Carlos Maringá e um tal Reinaldo . Reinaldo como o neto de Calisto e Amélia , mas que ficou conhecido como Nardela  . ( ABAIXO , DE CABEÇA ENFAIXADA , EM FINAL CONTRA O CRICIÚMA , EM  1987 )



 Reinaldo , o neto  vai prestar vestibular mês que vem , quer subir na vida , quer ser alguém , quer cruzar o país do Sul ao Norte e vencer , como o seu JEC . ( ABAIXO , TIME CAMPEÃO DA SÉRIE C , EM 2011 )



Quer fazer parte da elite , quer estar no topo e jogar esse jogo da vida , que nos desfia o tempo todo , que nos impõe dificuldades e derrotas , mas que nos oferece momentos de felicidade e glória . É preciso se prepara muito bem , porque se manter na elite é ainda muito mais difícil do que chegar à ela . Muitos dos joinvilenses nascidos depois da  década de 80 vão viver a experiência da série A pela primeira vez . Calisto e Amélia , que já conheceram o gostinho , preparam a garganta para 2015 . "