quinta-feira, 7 de abril de 2011

9 de abril

2010 - Rotina de trabalho na ISS



http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/60/ISSFinalConfigEnd2006.jpg/250px-ISSFinalConfigEnd2006.jpg
A ISS vista de estibordo da prôa

Às 5:31 do dia 9 de abril de 2010 os astronautas Richard Mastrachio e Clayton Anderson iniciaram uma atividade extra-veicular (EVA) na Estação Espacial Internacional, que teve a duração de 6 horas e 27 minutos. Eles retiraram um novo tanque de amônia do porão cargueiro do ônibus espacial, conectaram o tanque provisoriamente na ISS e desconectaram o tanque velho da armação (truss) S1. Recolheram uma experiência externa com sementes do laboratório japonês Kibo e subsituiram um giroscópio estragado na armação SO. Consertaram também uma aba de janela do módulo Harmonia e retiraram uns parafusos que haviam restado de uma mangueira que já era mais usada.

Abril 2005 - A revista que lançou Isaac Asimov

Nos primeiros anos do século 20, a revista Analog lançou os primeiros textos de um rapaz filho de imigrantes que era fascinado por bioquímica e ciência. O rapaz era Isaac Asimov, um dos maiores autores de temas científicos de todos os tempos. Já estamos em outro século, mas a revista não perdeu a qualidade. Esta é a capa da edição de abril de 2005:

http://www.sfcovers.net/Magazines/ASF/ASF_0898.jpg
http://www.analogsf.com/2011_05/index.shtml

http://www.analogsf.com/images/ereader-analog.gif



1997 - ESO, antevendo as possibilidades do VLT

http://www.eso.org/public/archives/images/newsfeature/eso9708a.jpg
http://www.eso.org/public/news/eso9708/

Discos de gás e poeira circunestelar desempenham um papel crucial na formação de estrelas e planetas. Até agora, imagens de alta resolução de tais discos em torno de estrelas jovens na nebulosa de Orion obtidos com o Telescópio Espacial Hubble (HST), constituiam a prova mais directa da sua existência. Agora, um outro disco circunestelar foi detectado ao redor de uma estrela da Nebulosa da Lagoa - também conhecida como Messier 8 (M8), um complexo gigante de gás e poeira interestelar, com muitas estrelas jovens na constelação de Sagitário e quatro vezes mais distante do que a Nebulosa de Órion. As observações foram realizadas por uma equipe internacional de cientistas liderada por Bringfried Stecklum (Thüringer Landessternwarte, Tautenburg, Alemanha) que usaram telescópios do ESO no observatório de La Silla e também observações a partir do arquivo do Hubble. Estes novos resultados estão pavimentando a estrada para os programas de pesquisa sobre formação de estrelas que se tornará possível com o ESO Very Large Telescope.


1861 - Asteróide 66 Maia

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c9/HPtuttle-old.jpg/220px-HPtuttle-old.jpg
Horace Tuttle (1839-1923)

A segunda geração de astrônomos descobridores de asteróides estava em plena atividade. Em 9 de abril de 1861, Horace Tuttle descobriu o 66º, um astro com 72 kms de diâmetro, orbitando o Sol a uma distância aproximada de 2,2 unidades astronômicas.

http://images8.cpcache.com/product/327201328v11_240x240_Front.jpg
8 de abril

2010 - Lançamento do CryoSat


http://www.esa.int/MiniSites/finale5.jpg

No dia 8 de abril de 2010, a ESA anunciou o lançamento do satélite CryoSat, a "missão no gelo", com lançamento agendado para as 15:57 CEST (13:57 UT). Com cobertura ao vivo pela a web streaming a partir das 15:35 CEST (13:35 UT).

O "release":

CryoSat-2 será colocado em órbita 700 km acima da Terra por um foguete Dnepr russo lançado do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. O operador de lançamento é Kosmotras.

CryoSat será o terceiro dos satélites da ESA, Earth Explorer em órbita, após o lançamento do GOCE (março 2009) e SMOS (em novembro de 2009).

A nave espacial CryoSat - cujo nome vem do grego e significa Kryos, gelado- realizará a primeira sondagem climática por radar de microondas. O instrumento foi optimizado para determinar mudanças na espessura de camadas de gelo flutuante, que pode ser de até vários metros, e camadas de gelo polar da terra, que na Antártida pode estar perto de 5 km de espessura. A missão irá fornecer dados sobre a taxa de variação da espessura do gelo com uma precisão de um centímetro.


http://www.esa.int/SPECIALS/Cryosat/SEMILVZNK7G_0.html

2006 - Missão Centenário

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT6bZ3INulDzQYQVq8420h6OtXHDIi6BToQPbJXwnZVeLJq-Fss7g

A nave Soyus TMA 7 pousa na planície a leste de Baikonur, no Cazaquistão, com três tripulantes a bordo, entre eles o brasileiro Marcos Pontes, que cumpriu a Missão Centenário.

Além de sete experimentos científicos o tenente coronel Pontes relizou o ato cívico de homenagear a memória de Alberto Santos Dumont, que em 1906 realizou o primeiro voo com um aparelho mais pesado que o ar, no campo de Bagatelle, subúrbio de Paris. Pontes levou para bordo da International Space Station um chapéu panamá semelhante ao que Santos Dumont usava.

http://cache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/baikonur_09_24/baikonur17_16328.jpg
Uma nave Soyus reentrando na atmosfera, pouco antes de abrir os paraquedas.


2005 - Memória Gaúcha, por Carlos Adib
http://www.carlosadib.com.br/astron_fatos.html

Na edição de 8 de abril de 2004 o Correio do Povo noticiou na pag. 19 a ocorrência de um eclipse solar híbrido (total e anular) com base em um material fornecido pelo Planetário Municipal de Porto Alegre, porém salienta que o fenômeno será melhor visto do norte do país.

2004 - Cassini-Huygens

Em 8 de abril de 2004 a primeira observação da dinâmica das nuvens da atmosfera de Saturno foi publicada por cientistas da missão Cassini-Huygens. Um grupo de fotografias mostra duas tempestades, nas latitudes sul, a aglomerarem-se durante o período de 19 a 20 de março. Ambas as tempestades tinham um diâmetro de cerca de 1000 kms antes de se juntarem.


2003 - Spacewalks

No dia 8 de abril de 2003 os astronautas Kenneth Bowersox e Donald Petit realizaram uma atividade extra-veicular na Estação Espacial Internacional. Eles mexeram em cabos elétricos e colocaram uma capa térmica sobre a haste treliçada da ISS. A atividade durou 6 horas e 26 minutos.
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_ISS_spacewalks


2002 - A epopéia dos asteróides
55576 Amycus


No dia 8 de abril de 2002, o NEAT (Near-Earth Asteroid Tracking), um programa tocado pela NASA e pelo Jet Propulsion Laboratory para localizar objetos próximos à Terra, descobriu Amycus, um astro da classe Centauro, uma classe de astros que têm qualidades intermediárias entre asteróides e cometas e orbitam o Sol a distâncias que os colocam entre Júpiter e Netuno.

Amycus
(2002 GB 10), tem uma órbita bastante excêntrica e está bem mais distante do Sol do que os asteróides do cinturão principal. Seu afélio passa de 34 unidades astronômicas (UA - unidade astronômica equivalente à distância entre Terra e Sol, aproximadamente 150 milhões de quilômetros) e seu periélio é de apenas pouco mais do que 15 UA's. Ele demora 126 anos para dar uma volta completa em torno do Sol. Medições feitas pelo Spitzer Space Telescope deram um diâmetro em torno de 76 kms.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/81/Outersolarsystem_objectpositions_labels_comp.png/350px-Outersolarsystem_objectpositions_labels_comp.png
Os astros da classe Centauro estão no limite do Cinturão de Kuiper

http://www.boulder.swri.edu/~buie/kbo/astrom/55576.html
http://en.wikipedia.org/wiki/55576_Amycus



1964 - Gemini 1

Às 16 horas de Greenwich e 11 horas na Flórida do dia 8 de abril de 1964 a contagem regressiva de um foguete Titan II GLV apoiado na plataforma LC 19 do Centro Espacial Kennedy chegou a zero e foi dado "lift off". A nave Gemini SC1 de bandeira norte-americana, com massa de 3.178 kg, propriedade da NASA, subiu sem tripulantes a bordo para realizar órbitas de 89 minutos, com apogeus de 299 kms e perigeus de 154 kms.

O objetivo do teste era verificar a capacidade do foguete Titan II, um míssil balístico intercontinental adaptado, em colocar uma nave Gemini em órbita. O resultado foi positivo. A Gemini foi monitorada e reentrou na atmosfera sendo incinerada após ter dado 64 órbitas, no dia 12 de abril.

(http://www.astronautix.com/project/gemini.htm)