segunda-feira, 21 de março de 2011

23 de março


2010 - Imagens do espaço profundo


http://www.universetoday.com/wp-content/uploads/2010/01/6059_14307_1.jpg

Cinco gerações de astrônomos relutariam em acreditar que algo assim como esta foto algum dia fosse possível, ou viveram maravilhados com esta possibilidade. Um dos astrônomos que merece a dedicatória desta imagem é Giovanni Domenico Cassini (1725-1712) que descobriu os satélites Tetis e Dione em 1864. No dia 23 de março de 2010 a sonda Cassini (ESA/NASA) obteve esta espetacular imagem dos dois satélites de Saturno, Dione mais próxima e Tethys mais distante.

http://www.nasa.gov/images/content/61371main_team_banner.jpg




2001 - Reflexões nos Andes Chilenos

http://www.eso.org/i/esologo.jpg

http://www.eso.org/public/news/eso0112/


http://www.eso.org/public/archives/images/newsfeature/eso0112a.jpg
Cerro Paranal, alto dos Andes, Chile. O maior objeto ótico já construido gera descobertas e reflexões.

A epopéia da astronomia é a própria busca do Hommo sapiens pela sua origem, seu futuro e suas razões. Talvez por ser assim, tão grandiosa de objetivo e ao mesmo tempo tão fundamental e singela de conteudo, a astronomia seja também tão rica em reflexões e buscas.

As biografias e as ferramentas são requintadas, do grego Aristarco ao americano Lowel, do sextante de navegação ao telescópio orbital. Os locais são sempre exuberantes, da trilha de Siding Spring, na Austrália, ao cume de Mauna Kea, no Hawai. Os meios são notavelmente éticos - a ética da observação lúcida e da demonstração racional.

E há biografias, grandes biografias: O humilde catalogador de estrelas de Palermo e sua brilhante passagem pelos asteróides; o frísio que nos fez ver os cometas na borda externa do Sistema Solar; o pomerano que anotou a revolução do todo; o genovês que mostrou como medir a velocidade da luz enquanto localizava satélites distantes; o aristocrata de Boston que fez a marcha para as montanhas do Oeste; o toscano de personalidade exuberante que disseminou o vírus incontrolável da verdade...

Vale a pena dar uma lida na reflexão de Hans Herman Heyer, no endereço postado abaixo do título e do logotipo do European Southern Observatory.


2001 - O fim da Estação Espacial Mir

Sucessora das estações Salyut, a Mir gerou a tecnologia que construiu a ISS

No dia 23 de março de 2001, uma nave cargueira Progress, lançada no dia 24 de janeiro daquele ano com uma provisão extra de combustível, realizou uma operação de reboque e conduziu a Estação Espacial Mir, construida pela União Soviética e colocada em órbita no início de 1986, para uma órbita mais baixa, de onde ela reentrou e foi queimada na atmorfera terrestre.

História da Mir
  • 20 de fevereiro de 1986: a Mir é lançada em órbita.
  • 1991: a Mir supera sua expectativa de vida original de cinco anos.
  • 1995: a Atlantis se torna o primeiro ônibus espacial dos EUA a se acoplar com a Mir.
  • 1997: ocorre um incêndio na estação e a nave de carga bate no módulo Spektr.
  • 1998: a Rússia lança seu primeiro módulo para a ISS (Estação Espacial Internacional).
  • 2000: a MirCorp, empresa holandesa, investe milhões para transformar a Mir em um destino para o turismo espacial. Em novembro desse mesmo ano, a Rússia anuncia que destruirá a estação.
  • 23 de março de 2001: a Mir se desintegra.
http://www.roscosmos.ru/img/mini/Logo_FKA_rus.jpg



1989 - "First Light" em La Silla

http://www.eso.org/i/esologo.jpgVery sharp images with the ESO NTT at "first light''http://www.eso.org/public/archives/images/thumbs/eso8903a.jpg

"First light", no jargão da astronomia, é a primeira imagem obtida por um telescópio. No dia 23 de março de 1989 o European Southern Observatory noticiava o início de operação do "revolucionário New Tecnology Telescope (NTT)" com espelho de 3,6 metros de diâmetro do Observatório de La Silla, Andes Chilenos. A cúpula do observatório era classificada como "incomum". Segundo informava o ESO: "Ela inteira gira em sincronia com o telescópio durante as observações. A forma peculiar da cúpula resultou de extensos testes em tunel de vento e garante que há um mínimo de turbulência no ar ao redor do telescópio. Juntamente como o controle ótico ativo, estavam garantidas as imagens mais nítidas possíveis.




1961 - Valentin Bondarenko

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/f/f1/Bondarenko_valentin.jpg/220px-Bondarenko_valentin.jpg
Valentin Bondarenko (1937-1961)

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/49/Flag_of_Ukraine.svg/125px-Flag_of_Ukraine.svg.png
Ucrânia

No dia 23 de março de 1961, um incêndio dentro da câmara hermética onde Bondarenko passara dez dias confinado, num exercício de simulação das condições espaciais, provocou queimaduras que o levaram à morte horas depois, no hospital. Valentin Bondarenko foi o mais jovem astronauta a ser selecionado, até hoje. Tinha 24 anos.



1942 - Asteroide 5535 Annefrank

Em plena Segunda Guerra Mundial, no dia 23 de março de 1942, o astrônomo alemão Karl Wilhelm Reinmuth (1892, 1979) descobriu um asteróide com cerca 6,6 x 5,0 x 3,4 km, orbitando no Cinturão Principal. Este asteróide recebeu o nome de Annefrank, em alusão a adolescente alemã de origem judaica que morreu aos 15 anos de idade num campo de concentração.

No dia 2 de novembro de 2002 a sonda Stardust, um projeto do Laboratório de Propulsão a Jato de Pasadena, realizou um "fly by" sobre o asteróide 5535 Annefrank e obeteve esta imagem:

http://stardust.jpl.nasa.gov/photo/annefrank_s.jpghttp://stardust.jpl.nasa.gov/images/home/annefrank1_t.gif



1779 - Edward Pigott localiza M 64 - No dia 23 de março de 1779 o astrônomo britânico Edward Pigott localizou e anotou uma galáxia wspiral situada na constelação de Coma Berenices, que mais tarde foi catalogada como M 64 no catálogo de Messier.


1749 - Pierre Simon, Marquês de Laplace - No dia 23 de março de 1749 nascia wm Beaumont-en-Auge, França, o astrônomo, matemático e físico Pierre Simon. Ele deu grandes contribuições à astronomia estabelecendo um modelo para a formação do Sistema Solar e estudando a dinâmica da ressonância. Viveu entre 1749 e 1827.

http://eternosaprendizes.com/wp-content/uploads/2009/09/Galilean_moon_Laplace_resonance_animation.gif

Laplace estudou a ressonância no modelo jupiteriano Leia mais sobre isso em http://eternosaprendizes.com/2009/09/22/ganimedes-a-maior-lua-do-sistema-solar-visivel-em-detalhe/

http://webpages.math.luc.edu/~ajs/courses/162spring2003/homework/laplace.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário